sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Kaxassa? Quem?

Para quem já ouviu falar de Fernando Kaxassa, este blog trará as histórias mais bizarras que aconteceram (de verdade!) com essa figura.

Para quem não conhece, aí vai um aperitivo... Fernando José da Silva deu lugar a Fernando Kaxassa assim que nasceu o Cineclube Cauim, em 1979. Um agitador, produtor cultural e cineclubista por opção que, desde cedo, adotou o cinema e a cultura como sua "missão".

Este blog será uma espécie de memória digital do Kaxassa e do Cauim. Nele serão postadas reportagens, artigos, fotos, "causos", desses mais de 30 anos de existência do Cineclube Cauim.

Abaixo, uma breve história.


Nossa História... Cineclube Cauim – 32 Anos promovendo Cultura, Cidadania e Educação

O Cineclube CAUIM é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1979. Desde sua fundação, promove a cidadania através da Cultura e Educação em Ribeirão Preto e no Estado de São Paulo. Realizou trabalhos com teatro, edição de livros, montagem e operação de Cineclubes, produção na área do audiovisual, além da realização de oficinas e debates, durante seus primeiros 20 anos de existência.

Produzimos dois programas de televisão: “Papo com o Dr.”, apresentado pelo Dr. Sócrates e o “Boca Livre”, há quinze anos no ar.

O Cauim atende gratuitamente uma média de 400 mil pessoas por ano. Desde 2004, na sua sala de cinema, o Cauim desenvolve o maior projeto de popularização do cinema do país, com a realização de sessões gratuitas, promovendo a inclusão da maior parcela da população que não consegue ter acesso a esta manifestação cultural.

Desde janeiro de 2008 é o único cinema do Brasil gratuito o ano inteiro com a realização de até seis sessões por dia, entre agendadas com entidades e escolas e aquelas abertas ao público.
Hoje recebemos a população de 25 municípios da região.
Vários projetos estão sendo realizados: Mostra Permanente de Cinema, Mostra de Cinema Paulista, Ribeirão vai ao Cinema e A Escola vai ao Cinema. Este projeto proporcionou que a Cidade de Ribeirão Preto seja hoje a única cidade do Brasil, com mais de 500 mil habitantes, em que todos os estudantes da rede pública de ensino já foram pelo menos uma vez ao cinema.


Em razão destas atividades, o Cauim foi considerado entidade de utilidade pública pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através da lei nº 4927, de 03 de novembro de 1986. Em 2006 ganhou o prêmio Cidadania do Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE, na categoria “A Entidade Educacional que Queremos”.

Em 2007 ganhou o prêmio Escola Viva do MinC, pelo trabalho realizado com cinema e educação. Em 2009 tem seu trabalho reconhecido como destaque “Top of Mind”, concedido pelo Jornal Tribuna e Revista Recall. Em 2010 é reconhecido como entidade de Utilidade Pública Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário